sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dica de Hoje- Arte/ artesanato- Pintura de dedo


PINTURA DE DEDO
·  Material:
1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou maizena; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores)
·  Como fazer: Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro). Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
Para usar, distribua para a criança pedaços de cartolina. Retire a tinta do pote com uma colher, coloque em qualquer tampa plástica e deixe a criança desenhar com as mãos e dedos à vontade. Coloque os trabalhos na sombra para secar.
Podem ser utilizados moldes vazados ou mesmo folhas de árvores como carimbos.

PINTURA DE DEDO 2
·  Ingredientes: Uma xícara de polvilho ou trigo; uma xícara e meia de água fria; duas xícaras de água fervente; uma xícara de sabão em pó; uma colher de desinfetante líquido, de preferência Lysoform; uma colher de sopa de glicerina; qualquer corante.
·  Modo de fazer: Dissolver o polvilho (ou trigo) em água fria, adicionar aos poucos a água fervente, mexendo rapidamente para não encaroçar. Levar ao fogo, mexendo sempre. Quando estiver na consistência de mingau, retirar e deixar esfriar.Adicionar o sabão enquanto o mingau estiver morno, em seguida a glicerina, o desinfetante Lysoform e o corante, se quiser que a massa fique colorida. Conservar em lugar fresco.

PINTURA DE DEDO 3
·  Material:
2 xícaras de água fria, 2 colheres de (sopa) de maisena, Corante (guache ou anilina comestível - de fazer coberturas para bolos)
·  Modo de Fazer: Pedir para um adulto levar ao fogo a maisena e a água. Deixar ferver até engrossar mexendo sempre para que não empelote. Despejar o mingau em vasilhas rasas, juntar o corante escolhido, até atingir a cor desejada. Atenção: Esta tinta deve ser usada logo após o preparo, pois em poucas horas ela deixa de ser cremosa e fica gelatinosa.
Atenção: Pintar sobre papéis grossos, utilizando-se de vários tipos de pincéis, esponjas, chumaço de algodão preso num palito ou num lápis, ou então, usar frascos de desodorante vazios, do tipo spray, que cheios de tinta servirão para espirrar no papel preso numa parede ou num cavalete.


Nenhum comentário: